Resenha: Domínio das Trevas (Contos do Gótico e do Inimaginável) - Rubens P. Junior

20 agosto 2020


Edição: 1
Editora: Amazon
ISBN: 9786586099423
Ano: 2020
Compre AQUI
Sinopse: Uma cidadezinha do interior de Minas Gerais de nome Vale Escuro guarda seus segredos e carrega seus demônios próprios. Em meados da década de 1930, ainda sem energia elétrica, regrada somente à luz de velas e chamas de fogão à lenha, toda Vale Escuro mergulha em noites frias e sombrias, desfilando em 8 contos interligados, os mais inimagináveis horrores em um leque de seres e situações escabrosas que nos remetem às fantasmagorias da literatura gótica clássica, onde fantasmas vingativos, vampiros sedentos, seres da floresta, bruxas malignas e outras criaturas se arrastam por seus becos escuros e por essas páginas macabras.Venha conhecer essa cidade onde cada morador tem algo a contar e onde apenas a lua cheia é testemunha de tudo.


Comprei esse ebook depois que vi que a editora desistiu de publicar esse livro porque seus "leitores sensíveis" não acharam "politicamente correto" algumas cenas descritas pelo autor nos contos aqui escritos. 
Logo em seguida, fui até o perfil do autor para ver o que ele falava sobre o ocorrido e pelo que pude perceber, seus contos foram escritos dentro de um gênero que ele conhece bem e admira - o terror/horror gótico. Assim, comprei o ebook e agora, depois de lê-lo, conto para vcs o que achei.
"A casa foi tomada completamente pelo frio cortante do inverso de Vale Escuro, em especial o quarto das Três Damas Pálidas, que naquela noite estavam sendo cortejadas sem nem ao menos saberem."
Não sou especialista no assunto, pode ter certeza que já li muito livro trash com cenas muito bizarras. Também li livros de autores renomados, como Stephen King que sempre põe algo em seus livros que nos deixa chocados, imaginando que tipo de mente doentia imaginaria aquilo. Não me choquei e nem me senti ofendida com nenhum dos contos. Ao contrário, em alguns, senti até aquele frio na espinha, o famoso medo mesmo!

Domínio das Trevas possui 8 contos independentes mas que se interligam. São contos com seres fantasiosos, alguns bem conhecidos como vampiros, bruxas e seres da floresta. Todos os contos se passam na cidadezinha de Vale Escuro, no interior de Minas Gerais, em meados dos anos 30. 
Adorei isso porque tenho uma parte da minha família que é mineira e o que eles mais gostam de contar, são os causos de assombração que existia antigamente. Antes de meu avô paterno falecer, ele nos contava histórias como essas, cheia de escuridão, que nos davam medo e tirava nossos sonos. 
"Agora sabia que se o tirasse, o monstro viria a tona. Aquela coisa, aquele ser nojento, horrendo e aterrados que se escondia por debaixo de seu lindo vestido vermelho. Aquilo não era ela, aquilo era uma aberração que nunca mais deveria ser refletida por nenhum espelho, nunca mais deveria vir à tona para esse mundo outra vez."
Poderia ser melhor? Sim, poderia. Encontrei algumas inconsistências durante a leitora, alguns erros de revisão também. Em algumas partes, senti que o autor quis chocar mais do que contar a história, mas nada que já não tenhamos vistos em outros livros e filmes do gênero.
Outro ponto importante para se mencionar, é que o livro é para maiores de 18 anos. Logo no começo, o autor já nos alerta sobre os assuntos pesados que compõe a obra. Uma forma de prevenir leitores mais jovens e de nos preparar para o que podemos encontrar durante a leitura.

O que mais gosto nos contos é essa sensação de que não terminou e alguns dos contos me trouxeram esse sentimento. Como um todo, gostei sim. Indicaria a leitura? Para quem gosta do tema proposto, vale a pena dar uma chance.
"Mas no fundo, em seu âmago, ele sentia que aquele tomo falava a verdade, não somente no quesito nomes das envolvidas no ritual macabro, mas em todo o seu conteúdo, desde as primeiras páginas."


Sobre o autor: 

Rubens Pereira Junior é um jovem autor de histórias de terror, horror e mistério que mantém um canal literário no youtube, de nome "Ler Vicia", onde o próprio faz resenhas para os mais variados livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário