Edição: 1
Editora: LeYa Brasil
ISBN: 9788544107010
Ano: 2018
Páginas: 208
Tradutor: Izabel Aleixo
Sinopse: Aqueles que consideram “bruxa” um xingamento não poderiam estar mais enganados: bruxas são mulheres capazes de incendiar o mundo ao seu redor. Resgatando essa imagem ancestral da figura feminina naturalmente poderosa, independente e, agora, indestrutível, Amanda Lovelace aprofunda a combinação de contundência e lirismo que arrebatou leitores e marcou sua obra de estreia, "A princesa salva a si mesma neste livro", cujos poemas se dedicavam principalmente a temas como relacionamentos abusivos, crescimento pessoal e autoestima. Agora, em "A bruxa não vai para a fogueira neste livro", ela conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão. Ao lado de Rupi Kaur, de "Outros jeitos de usar a boca" e "O que o sol faz com as flores", Amanda é hoje um dos grandes nomes da nova poesia que surgiu nas redes sociais e, com linguagem direta e temática contemporânea, ganhou as ruas. Seu "A bruxa não vai para a fogueira neste livro" é mais do que uma obra escrita por uma mulher, sobre mulheres e para mulheres: trata-se de uma mensagem de ser humano para ser humano – um tijolo na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Ao contrário do primeiro livro, "a bruxa não vai para a fogueira nesse livro" não conta somente, a história de uma mulher. Este livro é escrito e dedicado a todas as mulheres. Amanda Lovelace rasga o verbo e, tudo aquilo que não conseguimos dizer - por medo, receio, vergonha - ela diz em seus poemas e vai além: nos induz a fazer o mesmo.
"no correrNós, mulheres temos o direito de ser livres. Em seus versos, a autora narra a trajetória de como se libertar das amarras que a sociedade e o patriarcado nos impõe. Violência, opressão, abuso... são tantas as lutas que travamos, mas nem por isso devemos deixar de lutar.
dos séculos
os animais evoluem para
sobreviver ao meio ambiente,
então
o que vai acontecer
quando as mulheres
finalmente
aprenderem
também
a
revidar?
(isso.)
(isso.)
(isso.)
(isso.)"
Alguns poemas são extremamente fortes, tenha cuidado ao ler. Como a autora mesmo pede nas primeiras páginas: "lembre-se de praticar o cuidado consigo mesmo antes, durante & depois da leitura."
"as mulheresOutro ponto que gostei muito no livro, são as homenagens que a autora faz a livros conhecidos: Jogos Vorazes, O conto da Aia, Garotas de Vidro e alguns outros poemas e musicais.
aprendem
a pressentir
como quequem
o perigo
se parece
apenas
percebendo
o olhar de
uma mulher
do outro lado
de uma sala
lotada
- sobrevivência"
Em suas 208 páginas, que podem ser lidas em uma sentada, Amanda discorre de todo um processo que estamos tentando abolir. Para isso, precisamos ter força e não nos deixar vencer. Cada poema, cada página é para incentivar a mulher a querer mais, a não aceitar migalhas; a saber reconhecer um abuso, a saber reconhecer o poder que tem nas mãos.
"curvasComo um todo, só posso indicar. Mesmo sendo o segundo volume, o leitor pode lê-los fora de ordem que em nada será influenciado. Eu mesma li este primeiro e pretendo ler o outro depois. A edição da editora Leya está muito bem feita, sem erros de revisão e ótima tradução.
& gordura
& pneus
são um
colossal
"foda-se"
ao
patriarcado...
nossa rebelião
inesperada.
- meu corpo rejeita seus desejos."
Convido vc, mulher a desbravar esse mundo que tanto tenta nos calar e, sem medo, tacar fogo em todos os homens que se oporem a você!
"é uma vergonha que vocês tenham que finalmente aprender que existem consequências por tratar as mulheres como se elas não fossem n a d a ."
Sobre a autora:
Devoradora de palavras e leitora ávida e apaixonada de contos de fadas desde a infância, era natural que Amanda Lovelace começasse a escrever seus próprios livros. E foi o que ela fez. Quando não está lendo ou escrevendo, pode ser encontrada aguardando seu café com especiarias para voltar à maratona de temporadas de Gilmore Girls. Poeta vitalícia e atual contadora de histórias, mora em New Jersey com seu noivo, seu gato temperamental e uma coleção de livros tão grande que em breve precisará de uma casa só para ela. Bacharel em Literatura Inglesa, cursou também Sociologia. A Princesa Salva a Si Mesma neste livro é sua estreia na poesia e o primeiro livro da série Women Are Some Kind of Magic”. Seu site oficial é amandalovelace.com, mas Amanda também pode ser encontrada como ladybookmad no Twitter, Instagram e Tumblr (ainda não descobriu como funciona o Snapchat).
Nenhum comentário:
Postar um comentário