Resenha: A Filosofia de Merlí - Héctor Lozano e Rebecca Beltrán

14 julho 2018

Editora: Faro
ISBN: 9788595810228
Ano: 2018
Páginas: 320

Compre AQUI.

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Merlí é um professor fora dos padrões, que com seu jeito controverso e verdadeiro conseguiu despertar em seus alunos a paixão pela filosofia. E neste livro interativo o mesmo vai acontecer com você leitor.Merlí ensina a lidar com nossas experiências, reconhecê-las, e torná-las positivas. Não existe certo ou errado, existe a sua experiência com o pensamento e o questionamento, e este livro vai te guiar nessa viagem de conhecimento. O livro abre cada capítulo dedicado a um filósofo, de Sócrates, Platão e Epicuro, a Focault, Nietszche, Kant e muitos outros.


Trailer da série que é transmitida pela Netflix

Merlí é um professor totalmente inovador, que foge da regra de um professor tradicional. Ele também é um cara que se preocupa com seus alunos, que realmente quer fazê-los pensar em sua função no mundo.
O roteiro da primeira temporada (que está disponível na Netflix) foi adaptado para este livro cheio de perguntas filosóficas para estimular os jovens a questionarem suas próprias vidas. Algumas cenas e diálogos foram transcritos em forma de tirinhas e mensagens de celular, o que deixa claro que o público alvo são mesmo os adolescentes. 

Os dramas da adolescência são detalhados ao longo das temporadas da série. No entanto, o livro trás os problemas que os jovens enfrentam atualmente, e isso induz o leitor a questionar o mundo ao seu redor. Eu não sou nenhuma adolescente, mas me peguei questionando diversas coisas. Acredito que este livro pode e irá ajudar muitos adolescentes, os temas abordados são diversos, mas cito alguns aqui: preconceito, superexposição, perda da virgindade, bullying, política, ética, relacionamento, aceitação do corpo, abuso de álcool, desentendimento com os pais, etc.
Ainda não terminai de assistir a primeira temporada, mas vou. Gostei muito de conhecer Merlí e seus alunos "problemáticos". Afinal, quem é que não tem problemas hoje em dia, neh? Ainda mais sendo um adolescente nos dias de hoje... é tanta informação que, se um adulto quase enlouquece, imagina uma mente em fase de desenvolvimento e com muito mais energia? 

O livro está incrível. Cumpre o que promete. Todo em preto e branco, com folhas grossas e letras em tamanhos diferentes, frisam cada passagem do livro. Como não gosto de escrever em livros, fui completando e respondendo as questões em um caderno a parte. Do mais, só posso indicar. Tenho certeza que o livro ajudará os jovens a entender e ver a si mesmos de um jeito diferente.