Resenha: Dente por Dente - Jenny Han & Siobhan Vivian

10 março 2018

Autor: Jenny Han & Siobhan Vivian.
Titulo original : Fire with Fire.
Serie: Olho por Olho.
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633404
Ano: 2013
Páginas: 512
Tradutor: Vanúcia dos Santos

Sinopse:
Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...


"Dente por Dente" é o segundo volume da serie "Olho por Olho", precedido por "Olho por Olho". Para ler a resenha já publicada aqui no blog, é só clicar no título. 

Atenção: pode conter spoiler sobre o livro anterior!
Resenha:
"Um toque de vingança eu experimentara pela primeira vez,mas se parecia com um vinho aromático,deslizando quente e picante: seu sabor residual metálico e corrosivo deu-me a sensação de ter sido envenenada." - Charlotte Bronte.
Eu amei o Olho por Olho, achei o livro fantástico e fiquei super curiosa para ler Dente por Dente, já que o final do primeiro livro é super impactante. E uma coisa eu posso dizer: a continuação consegue ser ainda melhor, com certeza.

O plano de Mary, Katy e Lilian era uma vingança contra Reeve, Rennie e Alex, mas na noite do homecoming - a ultima parte do plano das garotas - as coisas saíram do controle, e por pouco uma tragedia não acontece.
Agora elas precisam lidar com as consequências. Reeve quebrou a perna, esta fora da equipe de futebol e corre o risco de perder a bolsa de estudos para a faculdade. Determinado, ele está 100% focado em sua recuperação,e  a cada dia mais arrogante e insuportável. Rennie por sua vez, passa quase todo o seu tempo ao lado de Reeve,e quando não o esta paparicando, dedica seu tempo a acabar com a vida social de Lilian, que a venceu como rainha do baile. Mas as meninas ainda precisam lidar com suas próprias consciências, além do risco de serem descobertas.
Mas, como o plano original ,que era dar uma lição em Reeve e tentar torna-lo uma pessoa melhor, não deu certo, as meninas decidem usar um outra tática. Como privar Reeve do futebol não deu certo, elas resolvem usar o outro ponto fraco do garoto, algo que ninguém se quer imagina, mas que a observadora Mary descobriu por acaso.
"Isso é tudo.Olho por olho,dente por dente. Um coração partido por outro coração partido."
Este segundo volume da serie Olho por Olho, começa exatamente onde o anterior parou, relatando os fatos pós o "homecoming", e como ficou a vida do trio de vingadoras e seus respectivos alvos. A narrativa também segue o padrão do primeiro livro, em primeira pessoa e intercalando capítulos sob o ponto de vista de Mary, Katy e Lilian. Essa narrativa intercalada deixou o primeiro livro um pouco confuso, mas neste segundo, se encaixou perfeitamente, já que o leitor esta familiarizado com as três protagonistas.
Algo que mudou neste volume é o relacionamento entre as três protagonistas. No primeiro livro elas eram apenas três garotas com um objetivo em comum, agora elas são três amigas protegendo umas as outras. A historia se torna menos sobre vingança e mais sobre lealdade e amizade, mesmo o conceitando estando meio distorcido.
Eu tenho um fraco por esse tipo de enredo, mas fui pega completamente de surpresa por essa trilogia. Levando em conta os outros livros da Siobhan Vivian, eu definitivamente estava esperando algo mais fraquinho, não algo tão envolvente e bem escrito. Em nenhum momento a narrativa fica arrastada, é sempre leve, fluida e muito instigante. Para vocês terem uma ideia, o livro tem 512 paginas e eu o li em 3 dias. Sem exageros, mas eu ia dormir imaginando qual seria a próxima reviravolta.

Eu nem vou comentar o final, porque no primeiro livro a historia termina em um momento tenso, mas esse termina de um modo que o leitor fica chocado, de queixo caído mesmo. Eu, particularmente, estou contando os dias para colocar minhas mãos no próximo volume e saber aonde isso tudo vai dar.

Fantástico também foi ver o desenvolvimento e crescimento de vários personagens, alguns que não estavam em destaque no primeiro livro se tornam quase protagonistas. Alguns progridem, e fazem o leitor começar a vê-los de forma diferente, já outros continuam tão desagradáveis como sempre... Realmente, esse livro desperta vários sentimentos no leitor, mas a única certeza, é que você vai se apaixonar pela historia, e vai desejar ter a continuação em mãos.
A capa deste livro também segue o padrão da anterior, as meninas são as mesmas, a diagramação é simples, infelizmente a revisão esta um pouco falha, tem alguns erros bem visíveis, mas nada que interfira na leitura.

Sobre o autor:


Jenny Han nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cursou mestrado em escrita criativa pela New School. Sabe fazer um brownie perfeito, é ótima em inventar apelidos e tem paixão por livros de receitas. Sua série de TV preferida é Buffy – a caça-vampiros. Mora no Brooklyn, em Nova York.


Siobhan Vivian nasceu na cidade de Nova York em 1979, mas cresceu em Nova Jersey onde, constantemente, se envolveu em encrencas por ser uma aluna que sempre aprontava em sala de aula. Ela estudou na Universidade de Artes e é graduada em Escrita para Filmes e Televisão. Trabalhou como editora em muitos romances best-seller do New York Times, roteirista para o canal da Disney e, atualmente, é professora na Universidade de Pittsburgh.