Resenhando Contos : Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos - J.K.Rowling

10 fevereiro 2018



Editora: Pottermore
ISBN: 9781781106709
Autor: J.K Rowling
Ano: 2016
Páginas: 71

Sinopse: 
Minerva era a deusa romana dos guerreiros e da sabedoria. William McGonagall é celebrado como o pior poeta na história britânica. Havia algo de irresistível nesse nome e na ideia de que uma mulher tão brilhante pudesse ser uma parente distante do cômico McGonagall. - J.K. Rowling
Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo. Essas histórias sobre proezas, percalços e passatempos perigosos traçam o perfil de dois dos personagens mais icônicos e corajosos da série Harry Potter: Minerva McGonagall e Remo Lupin. J.K. Rowling também nos permite dar uma espiadinha por trás do mistério que é a vida de Sibila Trelawney, e você ainda vai se deparar ao longo do caminho com Silvano Kettleburn, um imprudente amante das feras mágicas.


A melhor palavra para descrever esse livro é : Nostalgia! Voltar para Hogwarts depois de tantos anos foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido.

Eu, como vocês bem sabem, sou uma "Potterhead" assumida. Harry Potter foi a serie que me colocou no mundo dos livros e vai ter para sempre um cantinho especial no meu coração e na minha estante.
Por falta de tempo - e também um pouco de interessem, devo admitir - eu não sabia que o Pottermore tinha lançado essa sequencia de contos no ano passado. Essa semana, zapeando no "Skoob", encontrei a obra e resolvi procurar.
Ao todo são três ebooks, cada qual com um pouco mais de cinquenta paginas, que trazem mais detalhes e informações sobre o passado de alguns personagens marcantes da trama de Harry Potter.
Os títulos dos três Ebooks são:
  • - Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos 
  • - Poder, Política e Poltergeists Petulantes
  • - Hogwarts: Um Guia Imperfeito e Impreciso
Eu vou resenhar todos eles aqui no blog, mas hoje vamos falar sobre "Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos " que foi o primeiro a ser lançado.

Este conto é dividido em quatro partes, cada uma delas fala sobre um professor de Hogwarts, entre eles estão: Minerva McGonagall, Remo John Lupin, Sibila Trelawney e Silvano Kettleburn.

Sobre Minerva McGonagall descobrimos como foi a sua infância e adolescência - incluindo o seu primeiro amor-. Conhecemos todos os detalhes do que levou uma vivaz jovens escocesa a se transformar na austera diretora da casa Grifinoria.

A historia de vida de Remo Lupin é de longe a mais interessante. Descobrimos desde como foi o relacionamento de seus pais, até como ele se transformou em lobisomem, quando foi mordido por Greyback aos quatro anos de idade, e como foi desesperador para a familia Lupin lidar com a situação. Essa é uma historia extremamente triste e densa, repleta de sentimento. Lupin é um personagem bastante subestimado ao longo dos livros - e principalmente dos filmes-, mas que possui uma trajetória de vida bastante interessante e inspiradora.

Já sobre Sibila Trelawney, a fajuta professora de adivinhações, vamos descobrir sobre o seu passado e de onde vem o seu dom (sim, ele existe, apesar de ser bastante inconstante), como conheceu Alvo Dumbledore e acabou residente em Hogwarts, apesar do pouco talento.

E também vamos conhecer Silvano Kettleburn. Eu falo conhecer, pois eu não me lembrava de sua participação nos livros. Ele foi o professor de "Trato das criaturas Magicas" antes de Hagrid assumir o cargo no terceiro ano de Harry Potter em Hogwarts. 
Silvano, assim como Hagrid, foi um professor bastante imprudente e que subestimava as criaturas magicas, por isso acabou se aposentando com apenas um braço e meia perna. 

J.K.Rowling também fez um capitulo especial somente com informações sobre Animagos, Lobisomens e Adivinhas.

Mesmo apos tantos anos do ultimo lançamento, J.K  ainda consegue reavivar a curiosidade dos fãs, deixando o mundo de Hogwarts ainda mais incrivelmente rico, respondendo aos mínimos detalhes curiosidade dos fãs.

Eu simplesmente amei esse conto. Foi emocionante conhecer um pouco mais sobre a minha serie favorita. Agora estou surtando para ler os outros. Aguardem que logo retorno com a resenha do próximo.

"Se você continuar a repetir seu encantamento ao nascer e ao pôr-do-sol, chegará um momento em que, ao toque da ponta da varinha no peito, sentirá um segundo batimento cardíaco, às vezes mais forte do que o primeiro, às vezes mais fraco."