Resenha: Tá Gravando. E agora? - Kéfera Buchmann

12 janeiro 2018

Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 8584390340
Autor: Kéfera Buchmann
Ano: 2016
Páginas: 112

Sinopse:
Ela está de volta. Depois do seu primeiro livro, Muito Mais que 5inco Minutos, Kéfera Buchmann publica Tá gravando. E agora?, novamente pela Editora Paralela. Nele a youtuber mais conhecida do Brasil conta como seu canal, 5incominutos, surgiu, revelando detalhes até então inéditos. Kéfera relembra como foi gravar o primeiro vídeo, as inseguranças que surgiram e como ela conseguiu superar os obstáculos para, aos poucos, ir conquistando milhões de fãs. Ela ainda tenta responder a pergunta que mais ouve dos seus seguidores: "Como eu faço para fazer o meu canal de Youtube dar certo?". Não, não existe uma fórmula mágica, mas Kéfera dá várias dicas úteis que podem ajudar os aprendizes de youtuber. Muitas das dicas servem não só para quem quer brilhar na internet. Kéfera fala de como melhorar sua criatividade de maneira geral na vida, sugerindo até exercícios para isso. De bônus, Tá gravando. E agora? traz depoimentos emocionantes de kélovers (como os fãs dela são conhecidos), que contam como Kéfera influenciou suas vidas.
Tá Gravando. E agora? é o segundo livro da autora, precedido por "Muito Mais do que 5inco Minutos". Para ler a resenha já publicada, é só clicar no título.


Resenha:

O que  eu falei na resenha do livro “Muito Mais do que 5inco minutos”, mantenho aqui : é difícil julgar um livro autobiográfico. É uma vida, e ponto final, ninguém pode avaliar o quão boa ou ruim ela é. Mas, em “Tá gravado. E agora?” as coisas mudam um pouco de figura.
Aqui Kéfera Buchmann não usa mais a sua experiencia pessoal para incentivar adolescentes. Neste volume ela passa a usar a sua experiência profissional para mostrar aos seus fãs e interessados que nada é impossível quando se tem determinação e foco.

No livro passado a autora nos contou como sua adolescência conturbada a levou a usar o “youtube” para se expressar e consequentemente como o canal “5inco Minutos” tomou forma. Já aqui ela nos conta como foi o processo e o trabalho árduo que a levou para o posto de uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil.
Aqui também ela dá dicas para os possíveis novos “Youtubers” de como começar e produzir um bom conteúdo, que chame a atenção do publico.
O livro segue um formato bem dinâmico, uma espécie de “FAQ” para os fãs e admiradores, onde ela responde as perguntas mais frequentes do pessoal, e dá dicas de como mostrar para o mundo a sua ideia.
Ela também fala sobre experiências negativas, e de como a expectativa e o medo podem fazer com que seu projeto acabe antes mesmo de começar. E deixa claro que a pessoa que se dispõe a se expor, tem que estar preparado para lidar com os elogios – não se deslumbrando – e também com as criticas, que podem ser extremamente pesadas.
Este livro também possui diversos depoimentos de fãs e comentários positivos que Kéfera recebeu ao longo de sua jornada no mundo do “Youtube”, o que deixa o livro com uma pegada mais pessoal ainda.
É um livro também que possui bastante informações para publicidade ou quem procura entender as novas mídias que vem surgindo, alem, é claro, de ser praticamente um guia ilustrado de como construir uma carreira na internet.
Kéfera também aborda um assunto bastante comentado atualmente, que é o quanto se expor na internet e o fato de que, ao contrario do que todo mundo pensa, a rede não é terra de ninguém, e que mesmo sendo uma pessoa publica, você tem direitos e deveres no mundo online.

Kéfera trás para o livro - assim como no anterior - uma escrita leve e informal, bem no seu estilo moleca de ser, fazendo dos livros uma extensão de seus vídeos.

Enfim, deixo claro que esse livro, apesar de possuir um bom conteúdo informativo, tem um publico alvo bastante especifico: os fãs da youtuber e quem tem interesse em produzir algum tipo de conteúdo na internet. Se você não se encaixa em nenhum desses grupos, ou possui algum tipo de preconceito à youtubers, nem se de ao trabalho de abrir a obra.

O livro físico também é algo a ser comentado. A diagramação é perfeita, elaborada e de muito bom gosto, com fotos e paginas coloridas. A editora fez um trabalho maravilhoso.
“Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa. Este segundo livro fala sobre o meu canal no YouTube. Mas, se você acha que ele contém a fórmula mágica de como conseguir milhões de ‘views’, pare de ler imediatamente.”
Sobre o autor:


Kéfera Buchmann, nasceu e cresceu em Curitiba, Paraná, no ano de 1993, onde concluiu seu ensino fundamental e médio. Em 25 de julho de 2010, Kéfera lançou o seu primeiro vídeo monólogo em seu canal no YouTube (5inco Minutos), intitulado "Vuvuzela". Daí pra frente, vieram inúmeros vídeos semanais no canal, hoje em dia, cada qual com mais mais views. O canal "5inco Minutos" surgiu sem pretensões da atriz, mas logo tomou força.
Kéfera é a principal "Youtuber" feminina do Brasil. Seus dois primeiros livros juntos, já venderam mais de 650 mil exemplares.