Resenha: Muito mais do que 5inco Minutos - Kéfera Buchmann

26 dezembro 2017

Edição: 1
Editora: Paralela
ISBN: 9788584390113
Autor: Kéfera Buchmann
Ano: 2015
Páginas: 144

Sinopse:
Com uma mistura de humor, improviso e sinceridade chocante, Kéfera Buchmann é hoje um dos maiores fenômenos da internet brasileira. Seu canal no YouTube, 5inco Minutos, é assistido por milhões de pessoas. Mas de onde surgiu o furacão Kéfera? É o que ela conta neste livro, que reúne histórias pré-fama de sua infância e da adolescência.
Sem papas na língua, ela fala de relacionamentos, do primeiro beijo, de micos épicos e até de temas difíceis, como o bullying que sofreu na escola. O resultado é muito mais que um livro de celebridade comum.



Resenha:

Hoje começo essa resenha, deixando claro de que eu não sei como fazer essa resenha. É, é exatamente isso.
“Muito mais do que Sinco Minutos” é um livro auto biográfico, e é impossível você julgar se a vida de uma pessoa é/foi boa ou ruim. Simplesmente é. O leitor é quem precisa ter empatia o suficiente para se sensibilizar com a trajetória de uma garota que começou do nada e hoje é uma grande artista.

É fato que existe preconceito com os diversos YouTubers que vem surgindo – em grande quantidade, admito – nos últimos tempos.
Quem acompanha a Kéfera em suas redes sociais sabe que a atriz as vezes extrapola nas polemicas e na forma como aborda alguns temas. Mas, é inegável que ela vem se tornando uma artista completa e tomando o seu espaço no mundo do entretenimento .

“Muito mais do que Sinco Minutos” é um livro que conta em detalhes todos os momentos marcantes da vida da artista, desde o bullying sofrido na escola até os seus primeiros passos para se tornar um dos maiores influenciadores digitais da atualidade.

O livro é escrito de uma forma impessoal,  bem no estilo Kéfera de ser. Se você em algum momento assistiu a um dos vídeos dela, já tem uma ideia da estrutura da obra e do linguajar empregado. Sim, possui palavrões e gírias – bastante, por sinal -  mas também existe o fundo motivacional. Kéfera expõe suas experiências e dá dicas para os jovens que estão passando por algo parecido contornem a situação e tirar o melhor da vida.

É obvio que eu não faço parte do publico alvo da atriz, que é composto, basicamente, só de crianças e pré adolescente, mas embarquei na leitura de coração aberto e posso dizer que não foi uma leitura desagradável. Dei boas risadas e consegui compreender o intuito da autora ao escreve-lo.
Este é um livro que conta a trajetória de uma garota de 22 anos que superou – com bom humor -  diversas barreiras que a vida lhe impôs e realizou seu sonho de ser conhecida e reconhecida por seu trabalho. Eu não sou fã da Kefera, mas admiro sua trajetória de vida.
"Este não é um livro revolucionário. Não espere nenhuma história que virou o mundo de cabeça para baixo. Até porque ele é sobre uma garota de 22 anos que (ainda) não fez nada de relevante de verdade (tipo inventar a vacina para uma doença). Você deve estar se perguntando: Por que diabos você escreveu um livro então? Porque, por incrível que pareça, existem pessoas no mundo (umas três, mais ou menos) que têm vontade de saber um poucomais sobre a minha história de vida. Porque, sem querer, eu acabei inspirando algumas meninas e meninos."
Sobre o autor:


Kéfera Buchmann, nasceu e cresceu em Curitiba, Paraná, no ano de 1993, onde concluiu seu ensino fundamental e médio.
Em 25 de julho de 2010, Kéfera lançou o seu primeiro vídeo monólogo em seu canal no YouTube (5inco Minutos), intitulado "Vuvuzela". Daí pra frente, vieram inúmeros vídeos semanais no canal, hoje em dia, cada qual com mais mais views. O canal "5inco Minutos" surgiu sem pretensões da atriz, mas logo tomou força.
Kéfera é a principal "Youtuber" feminina do Brasil. Seus dois primeiros livros juntos, já venderam mais de 650 mil exemplares.