Resenha: Para Amar, Clarice - Emília Amaral

05 outubro 2017


Edição: 1
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788595810006
Ano: 2017
Páginas: 157

Compre AQUI.
Sinopse: A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura. Mas como observar isso? Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita.



Quando solicitei este livro para a editora, o fiz porque queria conhecer mais sobre as obras de Clarice e claro, entendê-las. Já li muita coisa nessa minha vida, e confesso que algumas ficaram para trás e foram parar no esquecimento. Mesmo com a pouca familiaridade que tenho com os escritos de Clarice, não queria que isso acontecesse com algumas de suas obras que já li e com outras que pretendo ler. Por isso, ao finalizar este livro, afirmo que é uma obra complexa sim, mas de grande ajuda para entender e desbravar Clarisse Lispector.

Como a sinopse diz, Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, passando para uma linguagem atual e de fácil entendimento para leitores não críticos. Contudo, não foi uma leitura fácil para mim, mesmo já conhecendo e tendo lido algo da escritora, me perdi diversas vezes em que Emilia fala sobre personagens e enredos que não cheguei a ler. Entretanto, é uma leitura gostosa, sucinta e feita com tanto amor, que você sente o carinho e respeito transbordando pelas páginas.
"Clarice Lispector capta, traduz e desvenda o "vertiginoso relance"de que tais momentos se compõem, mostrando que se constroem a partir de sentimentos contraditórios, mas jamais excludentes: náusea, nojo, repulsa, fascínio, luminosidade, paixão."
A edição da Faro Editorial está linda demais! Diagramação simples, com detalhes noa capítulos e nas citações. Também possui imagens e desenho de uma caneta tinteiro em destaque nos capítulos. Letras em tamanho confortável para leitura e bom espaçamento fazem a leitura fluir sem problemas maiores para o leitor.
A capa é um show a parte. Segue o parâmetro da coleção "Para Amar" que a Faro Editorial está lançando aos poucos, o que é perfeito e deixa a coleção ainda mais linda na estante.

Do mais, só posso indicar. Para quem é fã das obras literárias de Clarice, este livro é um prato cheio que deixará o leitor com mais água na boca! ;)


Avaliação: 



Sobre a autora: 


EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na Unesp (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na unicamp (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”. O Doutorado, também na unicamp, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, fapesp, no Departamento de Estudos Judaicos da usp (2011). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores. É autora de diversos livros, dentre eles, Novas Palavras, pela ftd; obra distribuída por todo o Brasil, pelo pnld, há mais de vinte anos.