Prêmio Nobel de Literatura vai para: Kazuo Ishiguro

06 outubro 2017


Oi pessoal!!!
A Academia Sueca anunciou ontem pela manhã, dia 5 de outubro, o vencedor do Nobel de Literatura 2017. Vamos conhecer um pouco sobre o vencedor???
Kazuo Ishiguro nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954, e mudou-se para a Inglaterra aos cinco anos de idade. É autor de oito livros (sete romances e uma coletânea de contos), cinco deles publicados no Brasil pela Companhia das Letras: Os vestígios do dia (vencedor do Booker Prize de 1989), Não me abandone jamais, Quando éramos órfãos, Noturnos e O gigante enterrado, seu romance mais recente publicado em 2015. Dessas obras, duas ganharam aclamadas adaptações para o cinema: Os vestígios do dia e Não me abandone jamais. Considerado um dos principais autores da língua inglesa, sua obra foi traduzida para 50 idiomas.
Ao saber da premiação, Kazuo Ishiguro afirmou que "esta é uma notícia incrível e totalmente inesperada. Ela vem num momento em que o mundo está incerto sobre seus valores, sua liderança e sua segurança. Espero apenas que o fato de eu ter recebido esta honra vá, mesmo que em pequena medida, encorajar as forças do bem e da paz neste momento." 

Informações recebidas do Blog da Companhia.

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel, informou em comunicado que Ishiguro recebeu o prêmio porque "em seus romances de grande força emocional, revelou o abismo sob nossa sensação ilusória de conexão com o mundo".
"Ele é um pouco como uma mistura de Jane Austen, comédia de costumes e Franz Kafka. Se você misturar isso um pouco, não muito, você tem a essência de Ishiguro", declarou a secretária da Academia, que citou ainda Marcel Proust.

Veja, abaixo, as principais obras de Kazuo Ishiguro:

— Romances:
  • "Uma pálida visão dos montes" (1982) – lançado no Brasil pela Rocco; esgotado
  • "An artist of dhe floating world" (1986) – inédito no Brasil
  • "Os vestígios do dia" (1989) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • "The Unconsoled" (1995) – inédito no Brasil
  • "Quando éramos órfãos" (2000) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras 
  • "Não me abandone jamais" (2005) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
  • "O gigante enterrado" (2015) – lançado no Brasil pela Companhia das Letras
— Livros de contos
  • "Noturnos: Histórias de música e anoitecer" (2009)
— Filmes e TV
  • "Vestígios do dia" (1993) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • "A condessa branca" (2005) – roteiro de Kazuo Ishiguro e direção de James Ivory
  • "Não me abandone jamais" (2010) – roteiro de Alex Garland baseado no romance de Kazuo Ishiguro e direção de Mark Romanek


A Companhia das Letras nos cedeu um exemplar de Não me abandone jamais para resenha aqui no blog. Assim que eu lê-lo, venho contar para vocês o que achei!
Bjo bjo^^