Resenha: Amor Roxo - Rafael Vitti e Júlia Oristanio

10 maio 2017



Edição: 1
Editora: SEOMAN
ISBN: 9788555030376
Autor: Rafael Vitti e Júlia Oristanio.
Ano: 2016
Páginas: 120
Adicione ao "Skoob"

Sinopse:
Rafael Vitti, ator, poeta, músico e 'arteiro' (como ele mesmo se define), autor do best-seller de poesias “Quer se ver no meu olho?”, está de volta em Amor Roxo. Agora ele encontrou o amor, ou melhor, Julia Oristanio, sua namorada, musa inspiradora e parceira neste segundo livro. Uma história de amor em poesia ou uma poesia que é uma história de amor, escrita a quatro mãos, onde cada um dos autores conta em poemas sua visão do 'antes' e do 'durante' de um relacionamento. Coração aberto, intimidades reveladas, estas poesias vão arrancar suspiros das fãs mais apaixonadas.
Resenha:

Gente, eu não sei bem como fazer essa resenha, pois o gênero deste livro é algo totalmente novo na minha estante.
Quando o livro chegou aqui em casa, no final do ano passado, foi uma surpresa, tanto porque foi enviado pelo Grupo Editorial Pensamento como um mimo para os parceiros, quanto pelo gênero dele em si, que me tira da minha zona de conforto.

No entanto, Amor Roxo é um livro de poesia bastante diferenciado, a meu ver. Ele é escrito por dois jovens atores da rede Globo, que estrearam no elenco de Malhação.

Eu não tenho nenhum conhecimento sobre poesias, e julgar o livro seria errado, pois nem margem de comparação eu possuo. Sou totalmente leiga no gênero e quando coloquei as mãos no livro minha única intenção era a de embarcar em uma nova aventura.
E olha, foi uma experiência bem legal. Os textos são repletos de sentimentos, relatam momentos e emoções bem característicos da nossa geração. Eles também usam uma linguagem bastante simples para compor as rimas, deixam a leitura mais prazerosa e atingindo em cheio o publico, que eu acredito, seja o alvo dos autores: os adolescentes.

O título da obra também é muito criativo, e é explicado em uma das poesias que compõem o livro, que por sinal, está na contracapa.

Mas, o que mas me chamou atenção aqui foi mesmo o trabalho gráfico realizado pela editora Seoman. É um livro que não possui uma capa muito atrativa aos olhos, isso é uma fato, mas se você só virar a primeira pagina vai ficar encantado com a qualidade do trabalho da editora.
O livro é todo colorido, as paginas tem cores diferenciadas conforme os temas das poesias apresentadas. É usada varias fontes para os títulos, que servem como divisões de capítulos. Possui desenhos e impressões, alem de fotos dos atores. É um trabalho lindo da editora e que engrandece o conteúdo criado pelos autores/atores.

Enfim, mesmo para quem não curte o gênero, ou nunca se aventurou, eu aconselho a dar uma chance a “Amor Roxo”, você com certeza vai se surpreender !


Sobre o autor:

Rafael Alencar Vitti nasceu em novembro de 1995 no bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro, e é filho dos atores João Vitti e Valéria Alencar.
Formou-se no colégio de Aplicação(CAP) da UFRJ e ingressou em 2014 no curso de artes cênicas da UNIRIO. No mesmo ano, estreou como ator em seu primeiro trabalho na TV, na novela Malhação, fazendo muito sucesso  com o personagem Pedro.
Depois interpretou Carlos Eduardo em Velho Chico e protagonizou a novela as 19hs, Rocky Story.
Também tem formação musical pela escola de musica Villa Lobos e cursou teatro por tres anos no Tablado.
Se declara como Arteiro Poetista.

Júlia Campos Oristanio nasceu em 1992 em São Paulo. Carioca de coração, é filha do ator Giuseppe Oristanio e Silvana Campos. Seu primeiro contato com o palco foi com o balé clássico, dos cinco aos dezoito anos. Em 2010, começou a estudar teatro na CAL (Casa de atores de Laranjeiras, RJ). No mesmo ano. integrou o elenco de Malhação com a personagem Josiane. No teatro, se destacou em diversas peças. É professora de Yoga desde 2014 e, em 2016, formou-se em Bacharel de teatro pela Universidade Cândido Mendes.