Resenha: Aparências - Ligia Ortiz

16 janeiro 2017


Edição: 1
Editora: Amazon
ISBN: B01I496DDQ
Ano: 2016
Páginas: 419
Skoob
Compre: E-book Kindle

E-book cedido em parceria com a autora

Sinopse: Nascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana.
Até adentrar em sua casa.
A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores.
Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos.
Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações.
Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.


Comecei a ler Aparências no Wattpad, mas parei no capítulo 15 porque esqueci de acompanhar as demais postagens e também, confesso, Mariana e Rafael estavam me irritando profundamente. Ainda bem que, num roupante para sentir fortes emoções, voltei a ler o ebook. A parte chata do romance entre os dois já havia passado e eu estava louca para saber o que mais Ligia Ortiz estava preparando para os leitores.

Entretanto, quero explicar minha primeira aversão aos personagens principais, a sinopse conta somente sobre a vida de aparências de Mariana, não fala muito sobre Rafael, só frisa que ele esconde um segredo que pode mudar o futuro desses dois corações.
Logo no começo do livro, temos ideia do que seja esse segredo. Como li até o capítulo 15 pelo Wattpad, pelo menos lá a autora não divulgou nenhuma dica de que eu estava certa, só fui confirmar minhas suspeitas depois que continuei a ler o ebook em sua versão final.
"O desfecho trágico é apenas um ponto final de toda uma série de assédio moral."
Minha aversão veio pelo amor a primeira vista implantado aos personagens. Mari se apaixona perdidamente e faz tudo (literalmente TUDO) o que Rafa quer. Rafa por sua vez, trata Mari muito mal, comporta-se como um verdadeiro psicopata sabe? Seguindo, insultando, traindo Mari. E é ai que minha raiva se fortalece: Mari não faz nada! Ela diz que vai resolver, vai dar um fim, mas na hora do vamos ver, é só o Rafa sorrir que pronto, lá vai a doida atrás dele...
Isso acontece durante boa parte do começo do livro, mas depois... ha... depois... Gente, só tenho essa queixa em relação ao enredo, de resto, eu amei e odiei e amei de novo com uma intensidade avassaladora. Senti vontade de entrar no livro e salvar Mari, senti vontade de matar por ela, senti vontade de nunca mais ler o livro e esquecer tudo o que eu já havia lido... senti vontade de não ser humana e saber que esse tipo de assédio moral e físico existe e que, nós mulheres, somos as principais vítimas.

Não, Aparências não é só um livro de um romance bobinho com um passado trágico, é também a realidade de muitas mulheres hoje em dia.
Tenho medo de falar muito e acabar soltando algum spoiler para vocês. O que posso dizer com toda a certeza é que o livro é maravilhoso! É o segundo livro que leio da autora e não me arrependo. Ligia tem uma escrita gostosa, leve e sucinta. Mesmo com todo o drama que envolve a família de Mari, em momento nenhum a autora deixou de ser coesa em sua narrativa.
"A pessoa que deveria sentir carinho por mim, e não desprezo. Deveria me amar, e não odiar. Uma figura que deveria representar proteção, mas minha casa nunca foi segura. Não para minha mãe, não para mim."
As atitudes de  Mariana em relação a Rafael deixaram a desejar? Sim, deixaram, mas depois entendemos o porque de Rafa agir da maneira que agiu.
Mari poderia ser menos inocente? Poderia! Mas nada foi escrito em vão. Tudo se encaixa e se completa!

A narrativa é em primeira pessoa, primeiramente, pelo ponto de vista de Mariana, depois, acompanhamos alguns capítulos pelo ponto de vista de Rafael. Gostei demais da mudança que a autora fez na versão final - no Wattpad, a narrativa era intercalada entre Mari e Rafa, na versão final, temos apenas alguns capítulos narrados  por Rafael, o que deu todo um charme para a obra, pois depois de tudo o que ele faz para ela, saber como ele se sente deixa o leitor mais receptivo a ele e a entendê-lo.
"... Tão diferente do Rafael impositor.
Quando ele mostra esse olhar desmascarado, eu não sei, acho que ele é capas de conseguir qualquer coisa de mim."
Do mais, só tenho a agradecer a Lígia pela oportunidade e carinho de sempre. Adorei conhecê-la pessoalmente na Bienal e pode acreditar mulher: quero ler tudo o que você escrever!


Avaliação: 



Sobre a autora: 







Ligia Ortiz nasceu na capital de São Paulo em 1981. Inquieta por natureza cursou Publicidade e Propaganda, atuou em agências de grande porte e trabalhou com grandes contas. Encontrou na escrita um jeito de acalmar seu incansável instinto criativo. Nas Proximidades do Amor é seu primeiro romance adulto publicado exclusivamente na Amazon.