Resenha: E Se... - Giovanna Vaccaro

05 setembro 2016


Edição: 1
Editora: Editora Coerência
ISBN: 9788592572105
Ano: 2015
Páginas: 320


Livro cedido em parceria com a Editora
Sinopse: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente. No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível.
O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente?
Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo.


Confesso que eu comecei a leitura deste livro sem nenhuma expectativa. Este foi meu primeiro contato com a escrita da autora e juro, não esperava me emocionar tanto quanto me emocionei lendo este livro.
"A única regra que eu estava quebrando naquela noite era a de estar no lugar erado e na hora errada. Tudo aconteceu muito rápido e eu mal pude notar. Só percebi quando estava no hospital, com enfermeiros cuidando do meu braço ferido.
Se fosse mais esperto, teria saído daquele lugar na velocidade da luz."
A sinopse é bem explicativa, então não vou me alongar muito na minha descrição: E Se... conta a história de Logan, um garoto normal, do bem - como ele mesmo diz, mas que por ironia do destino, acabou em um reformatório, acusado injustamente. Lá, Logan vê seus dias passarem sem nenhum acréscimo, até Olivia chegar e mudar sua vida. Mas nem tudo são flores, Logan descobre que seu pai criou uma pílula capaz de fazer a pessoa que a ingerir viajar no tempo. Logan não acredita a princípio, mas uma tragédia acontece e ele tem a oportunidade de voltar no tempo e mudar o acontecimento, ou, por mais bobo que seja, provar que seu pai está errado.
É aí que a coisa desanda. Logan volta no tempo para tentar mudar um acontecimento, mas acaba mexendo, involuntariamente, na linha que separa o tempo e espaço. Toda vez que Logan arruma algo, outros tantos acontecimentos mudam no presente. Sempre é uma surpresa quando ele volta para o presente e descobre o que mudou. O que não muda, é o amor que sente por Olivia e a vontade de tê-la sempre ao seu lado.
Logan tentará manter as pessoas que ama a salvo, mas será que ele será capaz de abrir mão da sua felicidade para Olivia ser feliz?
"- Estas pílulas podem te levar para qualquer lugar... Quer dizer, a qualquer data na linha do tempo - disse, com os olhos brilhando. - Bom, é claro que se você ingerir alguma não vai poder ir para 1500 a.C, porque você não estava lá. Estas pílulas podem te levar a qualquer data em que você já esteve ou ainda estará."
Estou até agora tremendo de ansiedade e amor por esse livro. Mesmo com alguns pontos negativos, a história de Giovanna Vaccaro me conquistou tanto, que não consigo dar uma nota menor que 5 estrelas. Eu amei a forma como ela criou Logan, como esse personagem, mesmo sendo um garoto, possui sentimentos tão intensos e sinceros. Sobre Olivia, não tenho muito o que falar, vocês precisam conhecê-la para chegar a uma conclusão de amor ou ódio! rsrsrsrsrs
Também vamos conhecer personagens secundários incríveis e que trazem sua própria carga emocional para o enredo, fazendo assim, o leitor se apaixonar e desejar que o livro nunca acabe.
A escrita da autora é gostosa e cheia de significados. Encontraremos frases marcantes de livros que já lemos e tiradas engraçadas com personagens que já conhecemos em outros livros. Giovanna abusa da simplicidade cativante em seus personagens e faz o leitor torcer para que tudo termine bem. Fiquei encantada com sua narrativa ágil e delicada. Personagens bem construídos e reais, embelezam a trama e nos deixam cada vez mais apaixonados pelo enredo e pela ideia de poder viajar no tempo.
"- Você não pode mudar tudo para melhor. Sempre, quando você conseguir deixar algo bom, algo estraga. É a lei.
- Quem inventou essa droga de lei? - perguntei, impaciente.
- Não há como saber com certeza o que foi perdido e o que foi salvo, mas as coisas são assim. A história é uma droga quando se está dentro dela - ele diz com os olhos sinceros. - É a teoria do caos."
Sobre os pontos negativos: Não gosto de livros que são melosos e com personagens se amam na primeira linha. Aqui, não encontraremos o segundo quesito, mas o romance entre Logan e Olivia é tão doce que chega a ser bobinho. Entretanto, confesso que mesmo com toda a melação, gostei de como a autora passou veracidade nas atitudes dos personagens. Creio que se eles fossem mais velhos, as coisas seriam mais sensatas, mas estamos falando de adolescentes, e nessa fase tudo é muito intenso; então, não creio que seja um ponto negativo para qualquer leitor. É o meu gosto que conta nesta resenha, ok? Tenho certeza que, os adolescentes que lerem, vão se identificar e gostar muito.
Fora isso, não tenho o que reclamar do livro. A narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Logan, é maravilhosa! Conseguimos vê-lo como o garoto sentimental, amigo e companheiro que ela descreve. Entendemos suas atitudes e sofremos junto com ele. Giovanna escreve bem e tem um lindo futuro pela frente. Escrever como um garoto e manter isso durante todo o livro, não é fácil.
Também devo destacar a linda edição que carrega essa história linda: A capa é condizente com o enredo, deixando-nos a pensar... E se...??? Diagramação simples, mas bem feita, torna a leitura mais prazerosa, ainda mais quando não encontramos nenhum erros que prejudique a leitura.
Os capítulos possuem títulos e frases de músicas e séries de TV que dão todo um charme para a trama e condiz com o que acontece no capítulo.
"Há inúmeras chances das quais podemos desfrutar, mas, normalmente, erramos nas tentativas. Essas chances, também podem ser chamadas de "e se"."
Enfim, parei com a babação! Indico este livro de olhos fechados. Preparem-se para passar o livro todo se perguntando "E se..?" e, ao finalizar a leitura, sentir o coração acelerado e ficar querendo mais!


Avaliação:



Sobre a autora:


Giovanna Vaccaro tem 15 anos, mora em São Paulo com seus pais e seu irmão mais novo, onde cursa o Ensino Médio. É totalmente viciada por séries americanas. Os filmes a fazem sonhar alto e acreditar que tudo é possível quando lutamos pelo que queremos. Publicou seu primeiro livro quando tinha 14 anos, intitulado como Procura-se. Tem um canal no YouTube chamado Passa Cola, onde posta vídeos contando sobre sua vida e dicas sobre o que mais gosta. Por causa de seus fãs, Giovanna foi convidada para ser colunista na revista Amazing!, onde fala sobre o que mais gosta: livros, séries, maquiagem, moda, música e cultura pop – o que contribui para seu futuro já que seu desejo é ser jornalista. Agora, "E se...", seu novo livro está sendo lançado pela Editora Coerência.