Resenha: O Garoto ao Lado - Laritza Oliveira

07 fevereiro 2016

Edição: 1
Editora: Novo Século
Selo: Talentos da Literatura Brasileira
Autor:Laritza Oliveira
ISBN: 9788542807240
Ano: 2015
Páginas: 160

Sinopse:
Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".
Resenha:

Bem, vou confessar uma coisa, eu solicitei  esse livro para a editora por causa da capa, simples assim. Coisa mais fofinha essa capa, não é mesmo? Pois então, e foi com esse espirito fofinho que iniciei a leitura, e confesso que a trama não deixou a desejar, neste quesito pelo menos.

Garoto ao lado conta a historia de Alice, uma garota super independente que com apenas dezoito anos sai de casa e vai morar em outra cidade para cursar o ensino médio.

As aulas do ultimo ano do ensino médio tem tudo para serem chatas e enfadonhas, mas  certo dia, durante a aula, Alice percebe um garoto no outro lado da sala. E é ai que tudo começa a dar errado, ou certo, depende do ponto de vista do leitor. Depois da primeira troca de olhares, Alice e Nicholas parecem estabelecer uma conexão instantânea, e também uma tensão, tipico em relacionamentos adolescentes, aquele sentimento de amor e ódio, onde um não perde a oportunidade de implicar com o outro.

A vida em Palmas é uma nova vida para Alice, um recomeço, com novas pessoas, novos amigos, nova escola e o mais importante: longe do passado, o qual ela quer desesperadamente esquecer.  Mas, quando Nicholas, o antissocial da escola cruza seu caminho, algo novo surge para ela, algo que deveria ser sentido e apreciado: o amor!
Mas, o passado oculto de Alice é algo que faz com que ela fuja de qualquer tipo de relacionamento, ela não quer e acredita não precisar de mais ninguém para ser feliz, apenas quer terminar o ensino médio e seguir sua vida, de preferencia de modo simples e rotineiro
Só que o que ela não imagina, é que Nicholas também tem um passado, algo que ele também prefere esquecer e que talvez juntos, um possa curar o outro.
" Ele não seria uma conveniência perfeita. Ele era minha inconveniência imperfeita e eu teria todas as perfeitas imperfeições para viver."
Bem, bem, bem... o que falar sobre esse livro! É difícil, pois eu gostei bastante a historinha fofa dos protagonistas, mas eu também achei que diversos pontos poderiam ser trabalhados de forma mais adequada, tornando o livro uma obra mais “harmonica”, por assim dizer.
O Garoto ao Lado tem menos de 200 paginas, então fica ainda mais complicado falar sobre ele sem dar spoilers que prejudicariam a apreciação da leitura.

Olha, é um livro clichê, até certo ponto, e também é um livro adolescente, o que acaba “neutralizando” essa pouca originalidade, que fica somente na ambientação e no contexto geral, deixo claro.
Menina que encontra menino que se interessa na escola, mas esconde o sentimento com hostilidade por não saber lidar com ele. Mas, em contra partida, temos  uma bagagem emocional bastante grande para um livro do gênero. Ambos os personagens tem essas experiencias traumáticas no passado e precisam seguir em frente e lidar com isso do melhor modo possível. Eu não posso revelar o que é este passado, mas garanto que esses traumas são bem sombrios. A personalidade dos protagonistas também são bem estruturadas, e se mantem ao longo da trama, sem declínio, o que é o mais importante.
Mas, a autora pecou em alguns quesitos, o que mais me incomodou foi a irrealidade de alguns fatos, não deixando o leitor se envolver com os acontecimentos e os personagens, algumas coisas até mesmo risíveis.

Laritza Oliveira é uma jovem autora e começou a publicar bastante cedo,como vocês podem conferir na bio dela abaixo, e eu acredito que esses detalhes que citei como “não favoráveis” a leitura são consequência disso. Um talento nato que esta sendo aperfeiçoado. E vamos frisar, a autora tem um talento e tanto, com certeza vou ficar esperando mais lançamento( em breve, eu espero), pois ela tem quase todos os elementos que aprecio na escrita de um autor, que é a leveza e fluides da narrativa somado a uma escrita simples e engraçada. Quem acompanha o blog sabe, eu gosto de um clichêzinho. hahahah
Sobre o livro físico, ele é lindo, com uma capa muito fofinha e que combina super bem com a trama. A diagramação é simples, mas de boa qualidade, com paginas amareladas e uma fonte agradável para leitura. Possui alguns errinhos de digitação/revisão, mas nada que interfira na leitura ou que seja gritante.

Book Trailer:



Sobre o autor:


Laritza Oliveira nasceu em Guaxupé, MG. Começou a ler aos seis anos de idade e  descobriu que queria ser escritora aos doze, quando escreveu seu primeiro livro, publicado dois anos  mais tarde.
Desde então, vem apurando a escrita e buscando novas inspirações. O Garoto ao Lado é a sua quarta obra. Atualmente reside em Palmas, TO, e divide  o tempo entre a escola, a família, os livros e o blog e canal no youtube.