Resenha: Detalhe Final (Myron Bolitar #6) - Harlan Coben

02 fevereiro 2016

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414578
Ano: 2015
Páginas: 304

Compre: Extra / Fnac

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: O agente esportivo – e detetive ocasional – Myron Bolitar está num verdadeiro paraíso. Divide uma praia caribenha com Terese, uma mulher deslumbrante que acabou de conhecer – uma forma perfeita de se recuperar da perda recente de uma amiga querida.Seu retiro é interrompido por Win, seu amigo e parceiro em inúmeras investigações. Ele não traz boas notícias: um dos clientes mais antigos de Myron, o problemático Clu Haid, arremessador dos Yankees, foi assassinado e a principal suspeita é Esperanza, melhor amiga e sócia de Myron.
De volta a Nova York, Myron está determinado a provar a inocência de Esperanza, mas os obstáculos são maiores do que imaginava. Para desvendar o crime, Myron terá de encarar o submundo nova-iorquino e abrir feridas antigas que podem ser o seu fim.
Com reviravoltas, cenas e diálogos inesquecíveis, temperados com um delicioso humor, Detalhe final tem tudo o que fez de Harlan Coben um fenômeno literário e vai surpreender o leitor até a última página.
Resenha:

Quando eu vi este lançamento da Editora Arqueiro, eu fiquei desesperada! Sim, virei fã do autor depois de ler Alta Tensão (RESENHA), mas aí você pode achar que eu exagerei neh? Afinal, só li um livro do autor e PAH! virei fã.... pois é, quem sabe escrever uma boa história, é outra coisa! rsrsrsrsr


Detalhe Final é mais uma história do meu personagem e agente esportivo favorito: Myron Bolitar. Neste volume, ele vai tentar salvar sua melhor amiga e sócia - Esperanza - de uma acusação de assassinato envolvendo um dos seus clientes mais antigo: Clu Haid. O que Myron não podia imaginar é que toda verdade tem dois lados, e um deles pode ser mortal.
Apesar de ser o sexto livro do personagem, cada história pode ser lida fora de ordem. Os personagens principais estarão sempre presentes, o que muda é o enredo e alguns outros personagens secundários que aparecerão vez ou outra.
"A primeira pista em potencial provocou duas reações em Myron: deixou-o terrivelmente assustado e o lembrou A noviça rebelde."
Myron é um personagem que gostei muito no primeiro livro que li e que conseguiu me conquistar ainda mais neste volume. É um homem dos seus 30 e poucos anos, bem família mesmo, muito amigo e que possui consciência de seus atos. Ao contrário de seu amigo Win, que também ganhou meu apreço logo mas primeiras páginas do livro anterior.
Win é um sociopata adorável. Melhor amigo de Myron e que o salva quando o mesmo se mete em encrencas muito perigosas. Todos os personagens são maravilhosos e o enredo é gostoso e cheio de suspense e descobertas incríveis!


O que mais gostei nos livros que li do autor, são os diálogos engraçados entre os personagens e a escrita fluída e sem rodeios. Harlan sabe prender o leitor do começo ao fim, sem nos sentir cansados com a narrativa ou com a história.
Apesar de ser um romance policial, não espere cenas melosas, esse não é o estilo do autor e este é mais um dos motivos que adoro seus livros.
"Ao lado de Myron estava um homem de terno falando ao celular. Nada de incomum, se ele não estivesse fazendo sexo pelo telefone. Ele esfregava os, digamos, países baixos e dizia "Isso, benzinho, assim" e outras coisas que não valem a pena repetir. O sinal abriu, e o homem atravessou, ainda esfregando e falando. I Love New York."
A narrativa é em terceira pessoa, pelo ponto de vista de Myron. Seguimos seu raciocínio e seus pensamentos mais ousados. Myron é sarcástico e faz piada com tudo. Adora dar algumas tiradas estratégicas e quase sempre usa um filme, música ou série para fazer comparações hilárias. A edição como sempre, é muito bonita e bem feita: A capa condiz com o enredo apresentado; a diagramação é simples, mas bem feita. Encontrei alguns erros de tradução, o que foi um susto para mim, pois a editora é sempre impecável neste quesito.


Mesmo assim, não deixo de indicar essa obra. Para quem gosta de ação, suspense e um final com aquele gosto de quero mais, corre e garanta o seu. Myron Bolitar te espera para entretê-lo do começo ao fim!


Avaliação:



Sobre o autor:



Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.