Resenha: Alta Tensão (Myron Bolitar #10) - Harlan Coben

25 setembro 2015

Desafio Literário I Dare You - Setembro: Livro Policial


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410211
Ano: 2011
Páginas: 272
Tradutor: Fernanda Abreu

Adicione no Skoob
Compare os preços AQUI 
Sinopse: Um dos autores mais lidos no mundo, Harlan Coben traz uma nova história com seu personagem mais premiado. Myron Bolitar ficará frente a frente com um passado de mentiras e traição.
Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto.
Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família.
Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama. Agora, só a verdade poderá salvá-las. Mas, para que ela prevaleça, nenhuma mentira pode restar – seja ela de Suzze, Lex, Kitty ou do próprio Myron.
Nesta premiada história, Harlan Coben mais uma vez consegue construir uma trama envolvente, que fala de fama, ganância e rivalidade e surpreende por seu toque humano. Na aventura mais difícil de Myron Bolitar, seu passado vem à tona e, junto com ele, feridas que jamais se fecharão.

Resenha:

Meu primeiro contato com a escrita do autor foi com o livro Não Conte a Ninguém, e desde então, venho tentando ter todos os livros dele, só ter mesmo, para num futuro distante, eu possa finalmente ler todos! rsrsrsrsrsr
Alta Tensão é um desses livros, que consegui comprar por um preço bem acessível e juro, cada vez fico mais encantada com a narrativa e as histórias de Harlan Coben.


Não vou dar um breve resumo da obra, pois a sinopse já é bem completa. Apesar de o personagem ser conhecido dos leitores do autor, eu ainda não conhecia Myron Bolitar e sinceramente, é um dos personagens mais completos que tive o prazer de ler/conhecer.
Myron é um homem comum, completamente apaixonado por sua noiva, por sua família e amigos. Myron é um cara doce, mas sabe ser duro quando precisa. Por ser assim, acaba se metendo em algumas encrencas para ajudar os outros - ele é aquele tipo de homem que faz o que pode para ajudar todo mundo sabe? Enquanto lia, me lembrei muito do filme O Protetor.
"Ele devia ter aprendido a lição há 16 anos, com a última mentira que contara àquele homem, a quem amava mais do que a qualquer outro. Mas não, não era tão simples assim. A mais horrenda verdade podia ser devastadora. Podia virar o mundo de cabeça para baixo."
Para ajudar sua amiga e cliente, Suzze T., Myron vai se envolver em uma trama de mentiras e traições que envolve sua família, seu bem mais precioso. Agora que entrou nesta trama, ele só poderá desistir depois que descobrir toda a verdade, pois todos que ele ama, correm perigo.
Neste volume, não conhecemos sobre o passado no FBI de Myron, só fiquei sabendo disso por causa da sinopse. Mas conheceremos muito da sua infância e do amor latente que tem por sua família e amigos. Myron consegue agradar o leitor logo no começo da leitura, nos deixando ávidos por mais.
Myron não banca o herói sozinho... trabalhando para ele em sua agência, conheceremos Win, Esperanza e Big Cyndi, denominei-os "O Quarteto Fantástico" pois cada um tem sua cota de responsabilidade para o decorrer do enredo. Win é um personagem perigoso, mas ama Myron como um irmão; Esperanza é aquela personagem coringa sabe? Todo livro deveria ter uma personagem assim; e Big Cyndi é a gordinha engraçada, fiel e muito competente.


A história é cheia de segredos e mistérios, eu consegui deduzir muita coisa sozinha, mas outras tive que esperar o desfecho para entender. Ação é o que não falta, senti até pena de Myron! O autor não deixa pontas soltas, graças a Deus o livro teve um final grandioso, digno do enredo apresentado.
Outra coisa que gostei muito, são os conceitos usados pelo autor para escrever a história: amor, família, mentiras, fama, rivalidade, dinheiro...
"- Você pode estar nos colocando em uma situação perigosa.
- Não, Myron, quem fez isso foi você. Quando aceitou ajudar Suzze e todas as outras pessoas que vieram antes dela, você nos trouxe ao ponto em que estamos agora. Eu só estou tentando encontrar uma saída."
A narrativa em terceira pessoa é gostosa e acompanha, em maioria, Myron. Adorei o jeito que o autor viaja entre passado e presente na vida do personagem, isso o tornou mais real para mim, quase me senti sua amiga também.
A capa é linda, condiz com o enredo apresentado e toda vez que eu olhava para ela, lembrava de uma passagem do livro. A diagramação é simples, mas bem feita, encontrei somente um erro de revisão (tempo escrito com "n"), o que não prejudicou minha leitura. Os capítulos são curtos, numerados e não possuem espaço de folha quando acabam.
Essa editora linda arrasa neh? Então, você tá esperando o que para ler? Super recomento!



Avaliação:


Sobre o autor:



Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.