Resenha: Amigos Inimigos - Vanessa Martinelli

23 março 2015



Editora: Novo Século
Selo :Novos Talentos
Autor: Vanessa Martinelli
ISBN: 9788576796596
Ano: 2012
Páginas: 104

Sinopse:
Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?


Resenha:
“Você Já teve um amigo-inimigo??”
A algum tempo recebi esse livro da autora para análise, junto com ele veio uma cartinha da própria explicando que se tratava de um livro destinado ao publico infantil e que deveria ser lido com isso em mente. Então, hoje começo a minha resenha com o mesmo aviso. É um livro infantil,que retrata o cotidiano adolescente, com amigos, escola, intrigas, idéias e amor juvenil inocente.

O mais fantástico deste livro é o fato de que se você é um leitor que já passou dessa faze, vai conseguir ter uma idéia e "se observar" como era na escola e relembrar esses momentos, pois é uma historia simples, mas bastante realista. Afinal, quem nunca teve aquele amigo(a) que era "afim", mas, que implicava com ele só para disfarçar e ninguém perceber?
“Nem ela entendia o que estava acontecendo. Quando os olhos se encontraram um sentimento estranho remexeu dentro deles.”
Quando iniciamos a leitura somos introduzidos ao cotidiano de Maria, uma adolescente que está passando por problemas na escola por conta de um certo menino “desagradável”, seu ex melhor amigo, Jack.
Durante a infância, Jack e Maria eram inseparáveis, já que suas mães eram amigas. Mas, o tempo passou, e o que era uma amizade solida e verdadeira se tornou implicância e brigas. 

Mas a convivência forçada pelas aulas e os trabalhos em grupo, fazem com que Maria e Jack comecem a descobrir juntos um novo sentimento, algo inédito e inexplicável para ambos, mais forte do que a amizade de infância e muito mais solido, mas infinitamente mais assustador.

Enfim, como eu falei lá em cima, é um livro infantil e se você seguir meu conselho e o da autora, de ler de coração e mente aberta, levando em consideração que é um livro destinado ao publico jovem, vai se tornar uma leitura extremamente agradável, prazerosa e bastante divertida. É impossível não se apaixonar pela determinada Maria e pelo fofo do Jack. Vanessa Martinelli soube construir seus personagens e suas personalidades de forma bastante realista, cada qual com suas características únicas e suas bagagens emocionais.

Amigos Inimigos é um livro curtinho, com apenas 100 paginas, é uma leitura de um dia, e levando em consideração a escrita simples, fácil e fluida da autora, pode ter certeza que você vai ler em “uma sentada”.
Sobre o livro físico, ele também é muito bem feito e elaborado, com uma diagramação simples, mas de qualidade, uma revisão super bem feita, paginas amareladas e uma fonte agradável para a leitura. Já a capa, é algo a parte. Para quem não sabe, a autora também é formada em Educação Artística e o desenho da capa foi feito pela própria. E convenhamos, é lindo. A capa toda é de muito bom gosto, a prova de que menos sempre pode ser mais, sem contar que reflete bem o clima da historia.
Nem preciso dizer que adorei o livro, já que sou suspeita para falar desses livrinhos juvenis, que como vocês sabem, me encantam completamente e dominam minha estante.
Quem procura uma leitura simples, despretensiosa e rápida, mas de boa qualidade, esse é o livro certo! 

Sobre a autora:



Vanessa Martinelli Levandowski é joinvillense de Amigos Inimigos é seu primeiro romance voltado ao publico jovem. Neuropsicóloga e Mestre em psicologia, é graduada também em Educação Artística; inclusive, é seu o desenho da capa.