Resenha: Poder - Saga Encantadas - Vol III - Sarah Pinborough

27 janeiro 2015

Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028149
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Edmundo Barreiros
Adicione no "Orelha de Livro"
Compre AQUI - R$ 12,90

Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Acordar uma princesa pode ser letal.
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Quando um príncipe mimado é enviado pelo seu pai para tentar desvendar os mistérios de um reino perdido, ninguém imagina os perigos que ele encontrará pela frente! Acompanhado da figura sóbria e sagaz do Caçador e de Petra, uma jovem valente que possui uma ligação muito forte com a floresta, o príncipe acaba encontrando um reino adormecido por uma estranha magia. Todos os seres vivos foram cercados pela densa mata e estão dormindo, em um sono pesado demais, que só poderia vir da magia. Mas que tipo de bruxaria assolaria uma cidade inteira e seus habitantes? E, principalmente, quem faria mal a uma jovem rainha tão boa e tão bela? A não ser, claro, que os olhos não percebam o que um coração cruel pode esconder...
Poder é o terceiro volume da trilogia Encantadas, e traz como história principal o conto da Bela Adormecida. Porém, esqueça os clichês tradicionais e se entregue a uma nova visão dos contos de fadas, em que heróis e anti-heróis precisam se unir para não perecerem à beleza superficial de princesas e rainhas egocêntricas e aos príncipes em busca de aventuras.

Resenha:
"Ninguém desperta o mal impunemente."
Finalmente, o último livro da Saga Encantadas! Como eu amei essa trilogia gente! Realmente é uma pena ter acabado! Vou sentir falta dos personagens e claro, das capas maravilhosas!


Em Poder, a história principal é da Bela Adormecida, mas vamos conhecer também a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, A Fera, Rapunzel e Rumpelstiltskin. Também vamos encontrar velhos conhecidos, como o Caçador e o Príncipe Encantado. De acordo com o que eu entendi, este livro seria o primeiro, Veneno o segundo, e Feitiço, o terceiro livro, mas a autora escreveu a saga tão perfeitamente, que independente de qual livro você leia primeiro, não fará nenhuma diferença, ela não segue um parâmetro, e isso me encantou e me deixou desejando mais!
"Por fim, após um mês de isolamento em seus aposentos, o rei, com o coração em frangalhos, tomou a filha bebê nos braços e, enquanto ela gorgolejava para ele, com mechas de puro branco de cada lado dos cabelos negros macios, ele finalmente falou:
- Bela - disse ele. - Ela vai se chamar Bela."
Como é fato nesta saga, a autora não usa os clichês que estamos acostumados a ler por ai, ela valoriza o que cada personagem possui e passa segurança para o leitor continuar lendo sem se sentir entediado. Eu fiquei me perguntando como uma pessoa consegue ligar tantas histórias para fazer uma só, pois tudo o que acontece nestes livros, leva a um único final, que para mim, foi em Feitiço. Uma pena não ter mais nem um pouquinho de Branca de Neve e Lilith neste livro, eu adoraria saber mais sobre o "final feliz" delas!
O toque sensual que a autora usou nos demais livros, também está presente neste, mas em quantidades menores. Senti falta as personagens salientes que encontrei nos dois primeiros livros! Mas isso não incomodou a leitura, ao contrário, deixou mais leve!


Poder é um livro gostoso e continuo, o li em apenas algumas horas. A narrativa é em terceira pessoa, o que dá aquela sensação de estarmos ouvindo um história. Acompanha os personagens principais mas também dá destaque aos personagens secundários sem perder a leveza na narrativa. A diagramação do livro, como nos dois anteriores, é linda! Cheia de detalhes, com bom espaçamento e letras em tamanho confortável para a leitura. A capa é um show a parte, todas as 3 capas são, adoro elas e ficam lindas na estante! No final do livro há uma entrevista com a autora, onde ela fala um pouco sobre a criação da trilogia e o que ela esperava dos livros. Sem mais, só tenho que recomentar essa série para todos que gostam de um bom "conto de fadas às avessas", tenho certeza que vocês vão se divertir muito!
"Eles formavam um trio estranho: o príncipe com sua aventura e a necessidade de um final de conto de fadas, o caçador que estava com ele obviamente por obrigação, e por fim ela, a garota da floresta, atraída por um som raro, que deveria aterrorizá-la em vez de atraí-la. Três forasteiros sem objetivos em comum, unidos apenas pela necessidade de voltar para casa."


Confira as resenhas dos primeiros livros:


Veneno
Feitiço


Avaliação:


Sobre a autora:


Sarah Pinborough é uma autora britânica. Seus contos foram publicados em várias antologias e ela também escreveu o décimo volume de Torchwood, Into the Silence, para a BBC Books. Sarah foi duas vezes pré-selecionada para o British Fantasy Award for Best Novel e quando ela não está escrevendo, normalmente pode ser encontrada rindo com os amigos e bebendo vinho, provavelmente com um gato no colo.