Resenha: Convergente - Trilogia Divergente - Livro 03

14 março 2014




Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
Ano: 2014
Páginas: 528
Tradutor: Lucas Peterson
Nota: 4/5
Adicione no "Orelha de Livro"
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Resenha:


Uma Escolha
Uma Escolha pode te transformar
Uma Escolha pode te destruir
Uma escolha vai te definir

"Imagino que uma chama que queime com tanta intensidade não seja feita para durar."
Bem, escolhi esse quote porque este livro é o último. E aqui, muitas coisas serão finalizadas.... As facções por exemplo! Mas, enfim, vamos falar sobre o que achei do livro e de seus personagens, sem spoilers é claro! Pra quem ainda não leu, a Géssica resenhou Divergente e Insurgente aqui no blog (para ler, clique nos títulos), então, pra você não ficar perdido, dê uma lidinha nas resenhas dela ta!


Chegamos ao fim! Como vocês podem ver, minha nota para este livro foi 4 e não 5, bem, alguns entenderão, porque sinceramente, são poucas as coisas que tenho a reclamar.
Convergente, chega ao ponto máximo, onde Tris e Tobias vêem a chance de explorar o mundo além dos limites que eles conheciam, a chance de começar do zero e serem felizes juntos. Mas, como vocês podem esperar, não é isso que acontece!
"Ao receber uma oportunidade de se aproximar de seu inimigo, sempre aceite. Sei disso sem que ninguém tenha me ensinado."
A escrita da autora é viciante! Li os dois primeiros livros em 2 dias, este, demorei 3 dias para ler, mas não é por causa da narrativa, é porque eu estava evitando terminar. Ainda não estava pronta para abandonar esses personagens maravilhosos. A distopia apresentada nesta trilogia é uma coisa sem igual. Nunca li nada que chegasse perto disso. Tudo, absolutamente tudo o que a autora criou, reflete no mundo atual. As pessoas, os experimentos, as facções... tudo tem um pé no mundo real.


Sobre os personagens, cada um também carrega um pouco de nós mesmos. Tenho certeza que vocês vão se identificar com algum deles ou até mesmo, se ver em mais de um. Até entendo a revolta dos leitores, sei que daqui a algum tempo, também vou me revoltar, mas ainda consigo sentir os personagens sabe? E isso e o que mais me conforta nesse momento.

Sem sombras de duvida, Veronica Roth, conseguiu muitos leitores, seja para amá-la ou odiá-la, vou ficar no meio termo, porque realmente gostei da trilogia , só não me adaptei ao final ainda. Neste livro o leitor vai descobrir o início de tudo. O porque das facções, da guerra pelo poder, o que tem do lado de fora da cerca. A autora usou de uma inteligência surreal para interligar todos os pontos e não deixar nenhuma ponta solta. O leitor vai terminar o livro e se sentir vazio, pelos acontecimentos, pelos motivos.

"Sei que não estou sozinha, que tenho amigos e que estou apaixonada. Sei de onde vim. Sei que não quero morrer, e, para mim, isso já é alguma coisa. É mais do que eu tinha há algumas semanas."
Além de ter uma narrativa apaixonante, Veronica nos brinda com um livro narrado por dois protagonistas: Tobias e Tris. Isso mesmo minha gente! Tobias não será mais visto somente pelos olhos de Tris, aqui ele tem voz, e conhecemos um pouco mais deste instrutor que roubou o coração de Tris e o nosso também! <4
Apesar das mentiras e brigas que os cercam, eles estão juntos nesta última batalha pela liberdade, e os momentos em que eles estão sozinhos, são os mais fofos e lindos de todo o livro!
Tris continua a mesma guerreira, e gente! Eu amo ela! Impossível não amar. Ela sente o que é certo, não deixa se levar pelos outros, ama desesperadamente, vive para aqueles que ama. Tudo nesta menina é especial. Ela não é só uma Divergente, ela é eterna!

"Eu a levanto, deixando que a parede sustente a maior parte do seu peso, e as pernas dela envolvem minha cintura. Ela ri enquanto me beija mais uma vez, e eu me sinto forte, mas ela também, com os dedos presos e firmes ao redor dos meus braços. O ar noturno invade os meus pulmões, e sinto como se respirasse pela primeira vez."
O trabalho da editora também esta perfeito! Todas as capas da trilogia são lindas, mas esta, está mais do que perfeita! Deslumbrante talvez? rsrsrsrsrrs. Com folhas amarelas e letras em um tamanho confortável para a leitura, Convergente chega ao Brasil para tirar nosso sono definitivamente! Enfim, não sei mais o que dizer, então, para não dar spoiler, super recomendo esta trilogia, mas, tenha os 3 livros a mão para não ficar doido ok? rsrsrsrsrsrrsrs


Sobre a autora: 



Aos 24 anos de idade Veronica Roth é uma escritora norte-americana. Ela é muito conhecida por sua trilogia de livros intitulada Divergente. Veronica possui uma licenciatura em escrita criativa pela Universidade Northwestern. Casada, desde 2012 vive em Chicago.