Resenha: Destino

10 abril 2013

• Editora: Suma de Letras
• Autora: Ally Condie
• ISBN: 978-85-60280-81-0
• Ano: 2010
• Páginas: 240
• Tradução: Lívia de Almeida

Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Resenha:

No Futuro , a Sociedade escolhe: Onde você mora, O que você come, onde você trabalha, como você se diverte, com quem você se casa, quando você morre.

Esse título ja diz tudo sobre o livro. Quando comecei a lê-lo, não achei muito empolgante, mas a medida que a história foi se desenrolando achei fantástico.

Cassia acaba de completar 17 anos e esta prestes a ir para o Banquete do Par, onde será dito quem será seu companheiro para sempre. Ela está acostumada a seguir todas as regras que a Sociedade impõe, e neste dia descobre que seu melhor amigo, Xander é o par que a Sociedade classificou como perfeito para ela. Tudo o que Cassia queria se concretiza, ela ama Xander e adora a notícia de que ele será seu companheiro, mas na manhã seguinte, quando vai ao terminal para ver seu micro cartão sobre seu par algo estranho acontece, primeiro aparece a foto de Xander, depois a tela se apaga e aparece outra pessoa, uma pessoa que ela tbm conhece, o nome dele é Ky.

Agora Cassia vê a Sociedade com outros olhos e sente um desejo enorme de escolher, escolher quem ela quer como companheiro, escolher entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão, entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Mais uma distopia que me deixou de queixo caído. Gostei muito do livro, certas coisas realmente não estão muito longe de acontecer, como por exemplo a caligrafia. A Sociedade não deixa ninguém escrever, tudo é computadorizado, qualquer pedaço de papel escrito que os Funcionários encontram é descartado imediatamente, você pode imprimir alguma coisa nos terminais, mas não dura, depois de algumas horas, o texto ou figura, desaparece. Parei pra pensar sobre isso... faz tanto tempo que não pego caneta e papel para escrever... rsrsrsrsrsrs

Voltando ao livro: A leitura é de facil entendimento, Cassia é uma adolescente, então tudo ela explica nos minimos detalhes. A diagramação esta perfeita, e o que dizer da capa? Linda demais!!Aguardo anciosamente os outros volumes.


Sobre a autora:


Ally Condie é ex-professora de Inglês do ensino médio. Abandonou a profissão para se tornar mãe em tempo integral e, a partir daí, começou a escrever por hobby. Antes de Destino, publicou cinco outros romances para jovens. Atualmente vive com o marido e seus três filhos nos subúrbios de Salt Lake City, Utah.

Formulário Top Comentarista