Resenha Premiada - Anjo de quatro Patas - Editora Gente.

15 março 2013





  • Editora: Editora Gente
  • ISBN: 9788573126099
  • Ano: 2008
  • Páginas: 196

Sinopse:
Uma linda história de amor e amizade entre um homem e seu cachorro.
Neste livro, o escritor Walcyr Carrasco registra os momentos mais engraçados e comoventes vividos ao lado de Uno, um cão que, além de um simples companheiro, tornou-se um verdadeiro amigo, ensinou-lhe a enxergar as pessoas de outra maneira e, sobretudo, devolver-lhe a alegria de viver. Entre mordidas e lambidas, você irá rir e se emocionar com as aventuras desse anjo de quatro patas que renovou a rotina e os sentimentos de seu dono.

Resenha:
A vida nem sempre é como desejamos, e muitas vezes nos reserva provações.Walcyr Carrasco descobriu isso quando sua esposa faleceu. Desolado e inconsolavel ele resolve se mudar para um condomínio rural, onde poderá ficar em contato com a natureza e reconstruir a sua vida. Mas ser um recém viúvo, e isolamento que uma vida no campo proporciona, pode deixar uma pessoa ainda mais solitária.
Sua família, muito preocupada com o seu bem estar, resolve que o melhor para Walcyr é um animal de estimação, e é assim que Uno entra em cena.
Uno é um Husky, e tem a sua Propriá historia. Ele vem de uma malfadada tentativa  do irmão de Walcyr de enriquecer com a venda de filhotes.Só que o projeto não chegou nem perto de dar lucros, pois logo na primeira cria, nasceu apenas um filhote, que acabou recebendo o nome de Uno, e foi adotado por Walcyr.
A decisão de viver recluso veio junto com a ideia de dedicar-se apenas ao seu trabalho, e evitar o contato  com o mundo , e principalmente com as pessoas. O escritor não se considerava em condições de manter relacionamentos de especie alguma. Mas a chegada de seu "anjo de quatro patas" da um novo sentido a sua vida. Como todos sabem, que tem um cachorro não tem depressão e recebe amor incondicional, e foi isso que aconteceu. Uno adotou Walcyr, e pouco a pouco a sua alegria de viver vai voltando.Contava as horas para voltar para casa e ver o seu amigo.

(...)- Sou franca.Você é um cara legal. Temos uma idade parecida,gostamos de morar aqui,longe da cidade,a nossa conversa rola, quando a gente começa não para mais,enfim...Nem temos idade pra disfarçar que estamos começando alguma coisa.Mas você vai ter que decidir.
-O quê?
-Se prefere a mim ou o cachorro.
Sem hesitar, respondi:
-Fico com o cachorro.
Fugi antes que ela me atirasse a torta na cara. (...)

Depois da chegada de Uno em sua vida, não é apenas o emocional de Walcyr que melhora, mas também a sua vida proficional  e pessoal. Mas quem disse que Uno esta disposto a dividir o seu humano ?
Pois é apartir dai, que começa as façanhas de Uno, caçando patos no lago do condomínio, correndo atrás da cadelinha de estimação da visinha, brigando com ouriços, ignorando a pretendente a namorada de seu dono...

(...)Dura é a vida de um cachorro.Humanos são bichos muito complicados.Acreditam que são nossos donos! Donos somos nós, cachorros! Eu me dou bem com o homem que me pertence.É preciso saber despertar a generosidade de um humano.Meu truque é fazer um profundo olhar  de sofrimento.(...)

Quando surgiu a oportunidade de ler "Anjo de quatro Patas", eu fiquei super feliz, um livro sobre cachorros é o fraco de alguem como eu, apaixonada pelos animais!
Tenho que confessar que inicialmente eu fiquei muito brava, pois o autor se refere a animais como fossem roupas ou sapatos que saem de moda com o tempo, ressaltando que animais são comprados conforme a moda.Outra coisa é a ideia inicial de que criar cachorro pode enriquecer alguem,  isso me deixou bem chateada também, pois eu sou voluntaria no canil da minha cidade, e eu sei que muitos desses cachorrinhos fofos comprados em feiras, normalmente vem de uma cadela que passa a vida inteira procriando, as vezes em condições precárias, o canil  nem sempre é registrados e legalizados e as criações de fundo de quintal  só visam os lucros e não o bem estar dos animais.
E me falem, alguem aqui compra o amor ou a amizade de alguem? NÃO, o mesmo se aplica aos animais, um vira-lata não te amará menos que um animal de raça, pelo contrario, ele te amara mais, pois alem do amor e a amizade, existe a gratidão.Existe pessoas que pagam 400$, 500$, 1000$ por um animal, sendo que existe vários abandonados nas ruas e canis, esperando apenas a oportunidade de ter alguem para amar. Todos que estão pensando em comprar um anjo de patas,  peço que façam um teste antes: Visite o canil de sua cidade. Se você não encontrar nenhum anjo que toque o seu coração, então vá até uma feira e compre, mas se encontrar, o que eu aposto que vai acontecer, faça uma doação para uma ONG ou canil.
Mas se você olhar para a relação Walcyr e Uno, você não tem como não se emocionar, para você que tem um bichinho, é impossível não se identificar, e pensar o quanto é privilegiado por ter ele ao seu lado. Como dizem, o cachorro vive menos, pois já nasce sabendo amar como um humano leva a vida inteira para aprender e muitas vezes nem consegue.
Essa é uma historia que só poderia ter sido escrita pela mente privilegiada do Walcyr Carrasco. Como ele mesmo explica no inicio do livro, é uma mistura de fatos reais , acrescentado de alguns criados pelo escritor.
O livro possui um capitulo, onde o escritor divulgou trechos de algumas cartas que ele recebeu quando publicou em sua coluna em uma revista, que Uno estava doente. Nossa, muito emocionante ver a solidariedade das pessoas, e o amor que possuem por seus amigos de patas, e faz a gente ter esperança,  pois em um mundo onde a crueldade chegou ao extremo, ainda existe quem se importe com os animais.
A maioria das pessoas conhece o nome de Walcyr Carrasco, mas até ler esse livro, é apenas isso que você conhece dele.
Leia "Anjo de quatro patas", é uma historia emocionante, é impossível não se identificar e ficar com os olhos marejados. É uma leitura fácil e muito leve, eu li em apenas 2 dias, a diagramação é simples e o livro é uma edição perfeita, os capítulos são enumerados por patinhas, é lindo.
Então se você é um "cachorreiro", como eu, ou ama os animais, é uma leitura indispensavel.


Você quer ganhar um exemplar de "Anjo de quatro patas" + um kit de marcadores e livretos?

É só seguir as regras e participar:

-Seguir o blog Livros de Elite publicamente;
-Deixar um comentario(valido) neste post com o seu email.
-Ser residente no Brasil;
-Preencher o formulário do Rafflecopter.

O premio será enviado pela propria editora.

a Rafflecopter giveaway